Projeto Escolar
1. Dados de identificação 1.1. Tema: Noite Cultural
1.2. Período – Permanente
1.3. Local – C.E.B. Maria Pereira Brandão
1.4. Público Alvo – Núcleo Gestor, corpo Docente e Discente
2. Justificativa:
É sabido que apresentando heterogeneidade notável em sua composição populacional. O Brasil desconhece a si mesmo. E isso de certa forma repercute no trabalho da escola, por isso cabe a ela construir relações de confiança para que a criança possa perceber-se de sua própria história.
Depois de algumas reuniões com os professores da escola, decidiu-se que o produto cultural de um grupo não pode ser tratado como um fato isolado, pois cada manifestação social fala diretamente do grupo que a produziu. Portanto é importante propiciar ocasiões em que a classe possa criar e recriar sua cultura, com esse pensamento a escola implantou como projeto permanente a ser trabalhado sempre em agosto e setembro de cada ano que culminava com uma NOITE CULTURAL, o projeto que teria um lema diferente a cada ano para ser trabalhado:
2001 - I Noite Cultural – Folclore (Resgatando raízes para o fortalecimento de nossa cultura).
2002 - II Noite Cultural – Ceará 400 anos.
2003 - III Noite Cultural – Brasil de várias culturas, um só coração.
2004 - IV Noite Cultural – A miscigenação brasileira.
2005 - V Noite Cultural – ECA – 15 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
2006 - V I Noite Cultural – Sonhos, tesouros a serem resgatados.
2007 - VII Noite Cultural – A cor da Cultura.
2008 - VIII Noite Cultural – O Mundo Mágico da Dança
2009 - IX Noite Cultural – Luz, Câmara e Educação.
2010 - X Noite Cultural – Uma década de Arte e Emoção.
Assim resgatamos nossas raízes através de estudos, danças, músicas, teatro e o aluno aprende de forma prazerosa, pois estará redescobrindo sua origem cultural.
3. Objetivos:
• Valorizar a própria origem nos diferentes grupos;
• Resgatar suas raízes;
• Conhecer as diversidades culturais do Brasil;
• Valorizar e compreender a cultura de sua região..
4. Conteúdos:
Os temas a serem trabalhados em cada Noite Cultural;
Cada tema será aprofundado em sala nas diferentes disciplinas
• O Folclore brasileiro
• Ceará 400 anos
• As várias culturas do Brasil
• A miscigenação brasileira.
• ECA – 15 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
• Leituras e interpretação de livros literário infantil e infanto juvenil.
• Cultura afrodescendente e indígena.
• Os diferentes ritmos brasileiros.
• A história da educação de Cruz.
5. Metodologia:
• Pesquisas sobre o assunto referente a cada tema;
• Leitura e interpretação de letras de músicas relacionadas aos temas de cada ano;
• Trabalhar os diferentes tipos de danças com coreografias e vídeos;
• Encenação de peças teatrais, poesias, músicas.
6. Cronograma:
Agosto
• Sensibilização do projeto e do Tema escolhido a cada ano.
• Divisão da escola em dois grupos (Gincana).
• Estudo das tarefas em cada grupo:
1ª - Rainha
2ª - Coreografia
3ª – Tarefa Surpresa
• Culminância do projeto com a Noite Cultural.
Setembro
• Aprofundamento dos temas estudados.
• Avaliação do projeto e da Noite Cultural.
7. Recursos financeiros:
Apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Setor Financeiro.
8. Avaliação:
Há muito se diz que o Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afrodescendente, imigrante, é urbano, sertanejo, caiçara, caipira..., Contudo, ao longo de nossa história, têm existido preconceitos, relação de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros a terem uma vivência plena de sua cidadania.
É tentando desfazer essa imagem negativa e preconceituosa que muitos ainda têm sobre as diversidades culturais que o projeto é trabalhado. Embora o assunto seja complexo, pode e deve ser prazeroso, motivador trabalhar esses temas na sala de aula, pois falar de perto da realidade de vida daqueles que ali ensinam e aprendem, é uma enriquecedora oportunidade de conhecer as histórias de dignidade, de conquista e de criação, de culturas e povos que constituem o Brasil, de tudo que sendo diverso, valoriza a singularidade de cada um e de todos.
Notamos que ainda há preconceito e racismo, mas o trabalho constante nas salas de aula vem aos poucos desfazendo essa imagem, afinal o homem é o principal construtor da sua história.
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